No meu site, o AirShowFan.com, eu normalmente escrevo artigos e boto fotos e vídeos sobre airshows que eu vou assistir. Eu vejo una 15 airshows por ano, pelos Estados Unidos inteiro (Nova York, Virginia, Wisconsin, Las Vegas, San Diego, Los Angeles, San Francisco...) e em outros países também. Esses airshows incluem acrobacias, aviões experimentais, aviões antigos, caças e bombardeiros e helicópteros militares, corridas aéreas, paraquedismo, planadores, e grupos que voam em formações (tal como a Esquadrilha da Fumaça, mas em aviões que variam de T-6s a F-18s).
Mas essa página é uma exceçao. Por que? Porque eu não fui ao Red Bull Air Races no Rio!
Então por que estou escrevendo uma página em meu site sobre a etapa brasileira da Red Bull Air Race? Bom, porque durante a minha vida toda, eu sonhei (as vezes literalmente, enquanto dormia) com a realização de um airshow nos céus acima da Cidade Maravilhosa. Às vezes ainda tenho esse sonho. Eu sou fotógrafo semi-profissional, e me especializo em tirar fotos de aeronaves, fotos interessantes de ângulos diferentes e com fundos bonitos, fotos que quase capturam os movimentos do avião em tres dimensoes. (Você pode ver essas fotos
aqui,
e no resto desse site). Como qualquer carioca, eu não tenho dúvida que o Rio de Janeiro e a cidade mais bonita do mundo. Portanto, um airshow realizado acima do Rio (tal como os airshows que incluem demonstrações aéreas sobre o litoral de San Francisco, ou de Nova York, etc) seria uma oportunidade para tirar as fotografias aeronáuticas mais bonitas da história!
Quando eu soube que a Red Bull ia realizar um airshow no Rio, a adrenalina que eu senti foi incrível, tal como a primeira vez que eu vi certos aviões importantes, interessantes, ou raros. (Eu morei no Rio durante toda a minha infância e adolescência, e durante minha vida toda li sobre esses aviões Americanos incríveis, mas foi só com 20 anos que eu finalmente vi esses aviões com meus próprios olhos). A Red Bull Air Race no Rio seria literalmente a realização de um sonho meu... Mas, infelizmente, eu não poderia ir. Não só já tenho viagem marcada pro Rio em Maio, mas estou atolado de trabalho e minha equipe me mataria se eu tirasse férias! (Eu sou engenheiro aeroespacial em um centro de desenvolvimento da Boeing em Los Angeles). Eu mal conseguia dormir, imaginando lindas visões de aviões acrobáticos voando baixo na frente das praias, prédios, e montanhas da Cidade Maravilhosa, e sabendo que eu não poderia ir ver pessoalmente (ou fotografar pessoalmente). Mas tudo bem. Não da pra ir a TODOS os airshows interessantes, especialmente porque em Julho eu vou para o airshow de Fairford (Inglaterra), a Royal International Air Tattoo, o maior airshow militar do mundo. Em 2008 eu pego a Red Bull Air Race no Rio.
Mas se eu não posso ir ver, eu com certeza buscarei fotos, vídeos, e artigos na internet, para que eu possa talvez quase ter a experiência de ver esse airshow no Rio. Nessa página, eu reuno essas fotos e vídeos, e também outras informações sobre a Red Bull Air Race. Divirta-se vendo os vídeos e as fotos do airshow mais fotogenico da história!
O que são as Red Bull Air Races
São uma série de corridas, bem parecidas com o campeonato de Fórmula 1: A cada ano há várias corridas, pelo mundo inteiro, e alguns poucos e experientes pilotos correm em veículos pequenos, ágeis, e extremamente potentes. A colocaçáo em cada corrida dá a cada piloto um certo número de pontos, e no fim da última corrida do ano o piloto com mais pontos ganha o campeonato.
Os pilotos são escolhidos um a um pelos organizadores da Air Race, e são os pilotos acrobáticos mais experientes e mais premiados de seus respectivos países. Muita gente não sabe, mas acrobacia aérea é um esporte, com campeonatos nacionais e internacionais pelo mundo inteiro, e com
atletas famosos patrocinados por grandes companhias. Pilotos da Red Bull Air Race têm que ter no mínimo 30,000 horas de voo! Se você pilotar um aviâo 4 horas por dia de segunda a sexta, demoraria 30 anos para acumular tantas horas! São pouquîssimos os pilotos que já passaram tanto tempo em um cockpit, nem pilotos comercias voam tanto. Principalmente por causa do nível de experiência dos pilotos, nunca houve um acidente nos quatro anos da Red Bull Air Race.
O percurso é definido por "gates", ou balizas infláveis. São feitas de nylon e têm uma estrutura super frágil, então rasgam se o avião tocar nelas. Isso acontece algumas vezes em cada corrida, e demora menos de 5 minutos para consertar e re-inflar a baliza. Quando o piloto passa por balizas com marcar azuis, ele deve passar com as asas horizontais. Mas quando as balizas têm marcas vermelhas, o piloto deve botar o avião em "knife edge", de lado, com as asas verticais (uma pra cima, a outra pra baixo). Há também balizas em slalom (zigue-zague), e grupos de quatro balizas que devem ser atravessados duas vezes, em direções perpendiculares. Em certos pontos do circuito, o piloto deve subir e fazer uma certa acrobacia, como um loop, um roll, um lómcevak, um 8 cubano, etc. Na maioria dos circuitos, o piloto passa por todas as balizas, faz uma manobra, dá meia volta, e passa pelas balizas novamente de trás pra frente. Isso tudo (uma "volta") tende a demorar entre um e dois minutos, e cada piloto dá duas "voltas" (fora as voltas durante o treino e qualificação).
Se o piloto passar pelas balizas no ângulo errado, se voar alto demais, se bater na baliza, se não passar por entre as balizas, ou se errar a manobra acrobática, um certo número de segundos é adicionado ao seu tempo total, dificultando a vitoria.
Quase todos os pilotos usam o
Edge540,
um avião de acrobacias americano feito pela Zivko. Alguns usam o
Extra300,
um design alemão um pouco mais antigo, fabricado pela Extra Flugzeugbau. (O Edge foi projetado e construído especificamente para competir com o Extra). E agora o mais novo, ágil, avançado, e potente avião acrobático é o
MX2, feito nos Estados Unidos pela MXR Technologies. O MX2 parece ser igual ao Edge, mas é feito para ter o mesmo nível de performance com DUAS pessoas dentro. Então, quando tem só um piloto dentro, o MX2 é bem mais ágil que os outros. Apenas um piloto corre com o MX2, o Mike Goulian, e o aviao dele é o primeiro MX2, ou seja, o protótipo!
O Extra pesa 580kg, tem um motor de 300hp, chega a 405km/h, e tem 8 metros de envergadura e 6.7 de comprimento. O Edge pesa 530kg, tem um motor de 344hp, chega a 426km/h, e tem 7.3 metros de envergadura e 6.3 de comprimento. O MX2 pesa 590kg, tem um motor de 350hp, chega a 426km/h, e tem 7.3 metros de envergadura e 6.3 de comprimento. Apesar das diferenças entre estes números, o que realmente importa é a velocidade que esses aviões conseguem manter enquanto fazem curvas, e quantas "G"s o piloto agüenta: Quanto mais rápido se voa, mais intensas são as "G"s, então se o piloto agüenta mais "G"s, pode voar mais perto da velocidade máxima do avião. Isso também é verdade em carros: A maior a velocidade, mais "G"s se sentirá em uma curva. Mas o carro sempre derraparia antes de atingir "G"s que o piloto/motorista nao agüentaria. Já o piloto desses aviões desmaiaria se fizesse curvas com o maximo de "G"s que o avião consegue puxar. Ou seja, no carro, o que limita quão fechada e rápida uma curva pode ser é o carro, mas no avião acrobático, o limite é o piloto!
Outros aviões bem parecidos e populares entres pilotos de acrobacia são o
Zlin 50 tcheco, o
Sukhoi 29 russo,
e o
OneDesign americano. Em airshows americanos, o avião de acrobacias mais comum é o
Pitts,
um biplano que permite ao piloto dar cambalhotas no ar, fazer
parafusos,
ficar parado no ar com o bico apontato pra cima (que nem um helicóptero),
voar para trás,
e fazer outras coisas "impossíveis" - mas o Pitts, apesar de ser extremamente ágil, não é rápido como o Edge ou o Extra, portanto ninguem voa Pitts na Red Bull Air Races.
Para ler mais sobre a Red Bull Air Races, sobre outros tipos de corridas aéreas (como as Reno Air Races, onde aviões com motores de 4500hp voam a mais de 800km/h em média!), e sobre outras atrações de airshows, visite
esta página,
que tem também varias fotos da Red Bull Air Race em San Francisco. Voce pode também visitar
essa página na Wikipedia para aprender mais sobre como a Red Bull Air Race foi inventada, desenvolvida, e organizada. E, é claro,
o site oficial
tem muitas informações, sobre cada manobra e cada avião e cada piloto, como também
notícias sobre o campeonato.
O seguinte vídeo ilustra as regras da corrida, e mostra quantos segundos são adicionados ao tempo do piloto por cada tipo de erro. E' em inglês, mas aparece tudo escrito:
Quando foi divulgado que haveria uma Red Bull Air Race no Rio, a Globo produziu essa curta reportagem que explica os fundamentos da corrida e do campeonato:
Mas eu acho que o melhor jeito de ter uma idéia do que é uma Red Bull Air Race é ver essa montagem, com música do Queen:
A Red Bull criou um anúncio para ser exhibido no Brasil para promover o evento:
Esses vídeos com certeza empolgaram os cariocas. Até eu fiquei excited! ;)
O percurso
Cada volta começa com o piloto entrando na Enseada de Botafogo, passando por balizas indo em direção à praia. Logo antes de chegar na praia, o piloto faz meio oito cubano (sobe como no início de um loop, mas na descida vira pro outro lado e volta na direção da qual ele veio), e sai da Enseada de Botafogo fazendo um percurso diferente pelas balizas. Eu poderia descrever baliza-por-baliza, mas e bem mais fácil ver o mapa e o vídeo abaixo:
Alguns dos pilotos chegaram 4 ou 5 dias antes da corrida. Eles voaram pelo Rio por uma tarde, para conhecer a topografia da cidade e para tirar fotos e filmar vídeos. Essas fotos e vídeos são ESPETACULARES. Se voce gosta de avião, e se voce aprecia a beleza do Rio de Janeiro, não tem nada igual. Melhor de todos é esse vídeo produzido pela Red Bull pra divulgar a corrida. Abaixo tem uma versão bem ruim deste vídeo, em resolução bem baixa. Para ver o vídeo original, com todos os detalhes do Rio e dos aviões, clique aqui. E clica mesmo, porque vale a pena!
A Red Bull mandou as seguintes fotos para jornais, revistas, blogs, sites de notícia... pra quem quizesse ajudar a divulgar a Air Race. Não são fotos incríveis?! Clique em cada imagem para ver a versão maior.
Entao quando que os pilotos finalmente voam o percurso da corrida?
Treino e Classificatória
Os pilotos logo quiseram se familiarizar com o percurso da corrida. É um percurso bem rápido, onde saindo de cada obstáculo o piloto já deve estar pensando no próximo e começando a fazer a curva. Os pilotos tiveram a Quarta e a Quinta para treinar.
Na sexta, houve uma série de voos classificatórios: O tempo de cada piloto na sexta determinou a ordem da corrida no Sabado:
Aqui estao as fotos compartilhadas pela Red Bull para a divulgação em blogs, jornais, revistas, TV, etc:
O vídeo dos treinos gravado pela Red Bull ficou muito legal; Captura bem a energia e velocidade do evento. Eu acho que é o melhor video de todos dessa página, em termos do impacto e da adrenalina (e por isso eu também botei esse video lá no início da página).
A ElisaGandour,
uma amiga minha, mora em um prédio alto com uma vista deslumbrante da Enseada de Botafogo. Eu atazanei a Elisa por dias para que ela tirasse umas fotos pra mim, e ela tirou e disse que eu poderia botar no meu site. E as fotos ficaram ótimas! Valeu, Elisa!!! :)
Aqui estão os vídeos oficiais da Red Bull mostrando os quatro melhores tempos das classificatórias na sexta:
Quarto lugar; Mangold:
Terceiro lugar; Jones:
Segundo lugar; Besenyei
Primeiro lugar; Bonhomme:
E o último vídeo antes da corrida em si: Os melhores momentos das classificatórias:
Mídia
Vários segmentos em programas de televisão ajudaram a divulgar o evento e a empolgar os cariocas.
(Todos os vídeos abaixo são em portugues).
Por exemplo, essa reportagem sobre a corrida, com excelentes vídeos do treino:
Ou esse interessante segmento sobre como as balizas foram feitas e testadas. Inclui varios vídeos dos pilotos batendo nas balizas!
Tem também esse vídeo sobre o controlador aéreo no Santos Dumont que coordenará os pousos e decolagens dos aviões de corrida - sem parar os pousos e decolagens normais do aeroporto!
Mais um vídeo explicando as regras e outros aspectos do campeonato. Bem interessante e completo.
E um segmento sobre o perigo das fortes acelerações centripetas que puxam os pilotos durante as curvas fechadas. A temida "força G" faz o sangue descer do cérebro e pode causar a perda de consciência - a última coisa que você quer que aconteça quando você está voando a 400 km/h e a 4 metros da água!
Eis um vídeo sobre o Peter Besenyei, um piloto acrobático da Hungria. Ele foi uma das pessoas que mais ajudou a bolar, desenvolver, e organizar as primeiras Red Bull Air Races, e é um dos favoritos do atual campeonato:
O Armando Nogueira aparentemente é piloto. Nesse vídeo ele comenta sobre as diferenças entre o vôo normal e o vôo acrobático, sobre as habilidades dos pilotos acrobáticos, e sobre os pilotos brasileiros que estão tentando serem convidados para participar da Red Bull Air Race no futuro.
E, finalmente, entrevistas com pessoas famosas que não têm nada a ver com a aviação. Essas primeiras duas foram gravadas durante os treinos:
Diego "Alemão" Gasques, do Big Brother (que voou e fez acrobacias com um dos pilotos da corrida!):
Cuca, técnico do Botafogo:
E essas seguintes três foram gravadas durante a própria corrida:
Hortencia:
Camila Pitanga:
Antonio Calonni
Agora só faltam as fotos e os filmes da corrida em si!
A Corrida!!!
E agora, o momento que nos tanto esperávamos... A corrida!
Primeiro, as fotos de publicidade da Red Bull, que diz que este foi o maior evento esportivo na história do Brasil, com um milhão de pessoas indo para as praias, ruas, praças, pedras, trilhas, e prédios que cercam a Enseada de Botafogo. Se foram mesmo um milhão de pessoas eu não sei, mas foi MUITA gente...
A Red Bull entao botou em seu site um vídeo mostrando as enormes multidões que vieram ver a corrida:
O meu amigo VictorChaves foi a Botafogo tirar fotos da corrida, e me mandou varias das preferidas dele. Tal como a Elisa, o Victor tem uma maquina com bastante zoom, mas nunca tinha tirado fotos em airshow. Achei os resultados muito bons. E independente disso, agradeço ao Victor por ter me enviado as fotos, para acrescentar mais um ponto de vista às perspectivas que você pode ver nesta minha página. Thanks!!! ;)
E finalmente, os videos da corrida!
Peter Besenyei, o favorito do campeonato, começou mal: Bateu em uma baliza!
Seu colega de equipe também teve problemas: O Kirby Chambliss deu uma freada no aeroporto que foi tão abrupta, a hélice do avião bateu no chão e quebrou: (O volume desse vídeo está meio baixo, então por favor aumente um pouco, para dar pra ouvir a entrevista):
E aqui estão os vídeos da corrida, com cada etapa completa tal como passou na SporTv:
Quartas de final:
Semi-finais:
A final:
E se você prefere com narração em inglês, aqui estão vídeos transmitidos internacionalmente pela Red Bull, mostrando as três melhores "voltas" da Red Bull Air Race Rio de Janeiro:
Em terceiro lugar, Mangold:
Em segundo lugar, McLean:
Em primeiro lugar, Bonhomme:
Após a Corrida; Resumos, Resultados, e Retrospectivas
E pra terminar, mais uns vídeos resumindo esse evento todo, dando os resultados da corrida, e concluindo a primeira Red Bull Air Race brasileira!
Primeiro, a retrospectiva da Red Bull, que mostra a cerimônia de premiação:
Uma matéria do RJTV, curta mas bem completa:
O vídeo da SporTv, revendo os melhores vôos:
Uma reportagem entrevistando vários espectadores:
E mais uma montagem musical, incluindo a cerimônia de premiação:
Agora só faltam as fotos da Elisa! Bem, além disso, eu dei uma pesquisada nos blogs, e achei vários blogs com fotos ótimas, entao provavelmente irei pedir aos respectivos bloggers que me permitam a usar suas fotos nessa página, especificando qual foto veio de qual blog, é claro. Vamos ver. Stay tuned!
Concluindo...
Pra ser sincero, foi meio estranho escrever uma página sobre um airshow que eu NÃO fui! Mas o Rio é tão bonito, e eu gosto tanto de fotos interessantes de avião, que eu não aguentei: Obsessivamente procurei todas as fotos e vídeo que conseguia achar na internet, para que eu pudesse quase me sentir como se estivesse no Rio... E então achei que valeria a pena compartilhar essa minha coleção de fotos e vídeos da Red Bull Air Race.
Agradecimentos aos meus grandes amigos Victor e Elisa, que me mandaram links para fotos e vídeos, e também seus próprios vídeos e fotos! Um "alô" também a minha avó Monica, que mora na Urca e me ligou várias vezes perguntando se eu conseguia ouvir o barulho dos aviões pelo telefone. :)
Foi muito legal ver que meus amigos e minha família - e, de fato, um enorme número de cariocas - finalmente tiveram a oportunidade de experimentar o meu hobby preferido: Ir ver demonstrações aéreas interessantes, e tentar capturá-las em fotos e vídeos. Agora, quando eu explico o que eu faço 15 vezes por ano, o pessoal daí vai ter alguma noção.
Foi muito, muito chato eu não poder ir ver essa Air Race. Mas podem ter certeza que ano que vem eu vou!